quarta-feira, 16 de março de 2011

Dica: Atenção ao Comprar

Ir às compras é bom. Mas fazer boas compras é ainda melhor! 

Imagem daqui
Para nós, boas compras são sinônimo de compras satisfatórias. Seja nas lojas, seja pela internet, uma compra é satisfatória quando se tem uma boa relação custo x benefício e não há arrependimentos. Possivelmente porque se observou algumas regrinhas: 

A necessidade da compra, é o que primeiro deve ser observado antes mesmo de sair para o shopping. Sim, antes de ir às compras, sempre olhar os armários de casa e verificar o que efetivamente está faltando, se a tal peça fundamental, ou o tal acessório, ou complemento são necessários. 
Não é porque o produto está sendo oferecido com um desconto tentador que tu vais te atirar e comprá-lo. Faz uma pergunta para ti mesmo e responde sinceramente: eu realmente preciso disso?
Nessa oportunidade, também verificar se o que se tem em casa e se quer substituir por um novo é possível consertar, se o defeito não for muito grande e desde que não importe grandes investimentos, reaproveitar, vale a mesma observação da relação custo x benefício, ou usar a criatividade e mudar a cara, customizar a peça. Se nada disso for possível, ou contrário às tuas possibilidade, o jeito é passa a peça adiante e se jogar às compras.

Imagem daqui
Superada a etapa da verificação da necessidade, vem a, da possibilidade. As perguntas que devem ser respondidas sinceramente são: posso adquirir este produto? Não vou comprometer meu orçamento? Sim, é sempre bom ter certeza de que se tem condições financeiras para a adquisição do que se pretende antes de efetivar a compra, seja ela à vista ou em parcelas. É bom lembrar que cartão de crédito não é fábrica de dinheiro. Analisar as condições de pagamento e depois bater o martelo. Normalmente, vale mais a pena o pagamento à vista, se evita um arrependimento depois e há, inclusive, a possibilidade de se pedir descontinho..
Imagem daqui
Estando tudo ok, vamos às regrinhas propriamente ditas.

Imagem daqui
A qualidade do que se está adquirindo. Quando se está diante de produtos de muito boa qualidade, a durabilidade desses itens será de muito mais do que um verão (ou inverno..). Se os serviços forem realizados por profissional especializado, a chance de ele ser bem executado, seja pela habilidade do profissional, seja pela boa qualidade do produto com que ele elegeu trabalhar.

No caso de roupas e calçados, por exemplo, a adquisição de um peça cuja modelagem remeta ao clássico, ao básico, ou cuja cor seja discreta e neutra, a possibilidade de usá-la por muitos carnavais é muito grande. 

Em se tratando de peças com defeitos, que podem ser encontradas em outlets e brechós (falaremos disso no futuro), então, a grande dica é justamente buscar aquelas com o mínimo de defeitos, ou com defeitos que não comprometam a roupa e que, se precisarem de algum conserto ou ajuste profissional, a soma das despesas não eleve muito o valor final da peça adquirida.

Também é importante: o tamanho de roupas e sapatos deve ser adequado ao corpo daquele que irá usar. Nunca comprar algo na esperança de que sirva num futuro, afinal nunca se sabe. A roupa tem que ter o caimento ideal ao tipo físico e o sapato não pode ficar apertado ou folgado, senão, embora tenha adquirido a peça dos sonhos por um preço igualmente inacreditável, terá sido uma péssima compra, pois dificilmente irá usufruir dela. 



Além disso, deve-se sempre ter em mente que aquela peça que antes frequentava as prateleiras das lojas preferidas, podem não estar em liquidação ou promoção, mesmo que a loja indique que todos os produtos estão com descontos especiais. Ou, se, com sorte, a tal peça estiver incluída na promoção, é possível que não tenha em todos os tamanhos, cores ou quantidade que se gostaria. Nesse caso, pensamos que é preferível não comprar a peça, do que adquiri-la de "qualquer jeito" e acabar não usando, ou usando uma peça que não é a mais adequada à pessoa. 

Imagem daqui
Vale uma ressalva com relação às compras via internet, como os sites de compras coletivas que tanto falamos aqui no blog. 
Nós temos o hábito de entrar em contato com o estabelecimento que anuncia a oferta. A ideia é termos algumas garantias: confirmar a existência da oferta e das regras apresentadas no site anunciante. Tudo isso antes de comprar! Nunca comprem por impulso. Sempre tentem verificar o quê exatamente vocês estão comprando, qual a qualidade do produto/serviço oferecido, qual o preço real anunciado e se quem oferece tem condições efetivas para tanto.
Não se impressionem com o percentual do desconto anunciado ou com o preço dito inicial do produto/serviço, nem sempre é o real efetivamente. Alguns produtos/serviços da oferta nem sempre existem efetivamente (daquela forma, quantidade etc) na lista de produtos/serviços normalmente oferecidos pelo anunciante, muitoas vezes são apenas chamariscos.
Busquem informações no estabelecimento do anunciante, na conversas com amigos e na internet (ei! é para isso que o nosso blog existe!!). 

Nas navegações pela internet de um modo geral, o que inclui as compras online, é muito importante termos cuidado para não acabarmos atraindo os ditos códigos maliciosos (como vírus, trojan, rootkit, backdoor, worm, bot, spyware etc) que possibilitam a prática de inúmeros golpes. No site do CERT.br tem várias dicas e esta ótima Cartilha de Segurança para Internet aqui.

Imagem daqui
De resto...
Boas Compras!

Para acompanhar essa e outras sugestõesdicasopiniões: segue o nosso blog no  Twitter@casalpromono Facebook: Casal Promocional e no Google+:  g+CasalPromocional !
Abraço do Casal!
#casalpromo
_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhar

|